Aqui estão os cinco “hacks” úteis a seguir para ajudar em seus relatórios no Data Studio. Vou te mostrar como:
- Remova os parâmetros de consulta usando um campo personalizado
- Calcule a taxa de conversão para uma ação específica
- Use intervalos de datas avançados
- Aplicar funcionalidade de filtro
- Use gráficos para criar uma dimensão ‘scorecard’
1 – REMOÇÃO DE PARÂMETROS DE CONSULTA USANDO UM CAMPO PERSONALIZADO
Os parâmetros de consulta são o pesadelo do analista, deixando você incapaz de determinar o verdadeiro comportamento dos usuários no local. Qualquer coisa que vier depois de um ponto de interrogação faz com que as páginas se tornem fragmentadas, relatando incorretamente o verdadeiro valor das páginas.
Se você não conseguir remover esses parâmetros diretamente no Analytics (por exemplo, quaisquer valores de parâmetro que sejam úteis), ou se quiser relatar o desempenho da página fragmentada historicamente, você pode fazer isso no Data Studio com muita facilidade.
Basta criar um campo personalizado em sua fonte de dados:
Em seguida, dê um nome ao seu campo e insira esta fórmula:
Isso substitui qualquer coisa encontrada após o ponto de interrogação por nada – removendo quaisquer parâmetros de consulta em seu relatório de página e agregando todas as páginas anteriormente fragmentadas.
2 – CALCULE A TAXA DE CONVERSÃO PARA UMA AÇÃO ESPECÍFICA
Os campos personalizados sempre foram um recurso do Data Studio, no entanto, até recentemente, isso não permitia que você segmentasse até um atributo específico da métrica que estava usando para calcular. Por exemplo, você foi capaz de calcular uma taxa de conversão personalizada fazendo eventos únicos divididos por sessões, mas não foi capaz de especificar um evento específico.
Apresentando dados combinados! Agora você pode realizar cálculos usando dados segmentados.
Primeiro, escolha suas duas métricas para combinar seus dados, garantindo que o evento único tenha um filtro aplicado para a ação específica. Neste caso, queremos calcular a conversão para adicionar à cesta:
Selecione ambas as métricas e combine:
Agora, clique na métrica no painel de configurações, como se fosse alterar a métrica usada, e clique em ‘Criar campo’:
Por fim, dê um nome ao seu campo e insira a fórmula da taxa de conversão (certificando-se de alterar o tipo para porcentagem):
Criando seu campo de taxa de conversão:
3 – INTERVALOS DE DATAS AVANÇADOS
Freqüentemente, você desejará relatar um intervalo de datas mais flexível e, embora o Data Studio forneça algumas boas opções em termos de intervalos para você escolher, ele cai (ou melhor, caiu) ao permitir intervalos de datas contínuos.
Com a introdução de intervalos de datas avançados, definir um intervalo de datas contínuo agora é incrivelmente simples.
Para acessar as configurações avançadas de intervalo de datas, vá até as configurações de data e role até ‘Avançado’:
Uma vez lá, você tem a opção de escolher uma data de início e de término. Como exemplo, usaremos doze meses consecutivos.
Primeiro altere a data de início para Hoje menos 12 meses, dando a você o dia 1º de julho. Em seguida, altere a data de término para Hoje menos 1 mês, o que resulta em 30 de junho:
Você tem várias opções para personalizar isso. Você pode adicionar a data de início como fixa se, por exemplo, quiser relatar o desempenho desde que uma campanha foi ao ar. Ou você pode relatar para o dia anterior, definindo a data de término para Hoje menos 1 dia. Este é um recurso realmente flexível e uma das minhas adições favoritas que o Google adicionou desde o lançamento da ferramenta.
4 – APLICAR FUNCIONALIDADE DE FILTRO
Uma das melhores coisas sobre o Data Studio é sua interatividade, e há uma adição sutil e recente aos recursos da plataforma que aprimora isso.
O recurso ‘Aplicar filtro’ é uma pequena caixa de seleção que aparece na parte inferior das configurações de dados quando você cria um gráfico. Marcar esta caixa permite que o visualizador do relatório clique no gráfico e aplique essa dimensão como um filtro para outros gráficos na página.
Para adicionar esse recurso ao seu relatório, crie seus gráficos e certifique-se de que esta pequena caixa de seleção esteja marcada:
Quando estiver no modo de visualização, você pode clicar no segmento móvel do gráfico de pizza, e isso será aplicado como um filtro ao gráfico de barras:
5 – USO DE GRÁFICOS PARA CRIAR UMA DIMENSÃO ‘SCORECARD’
Há ocasiões em que você pode querer mostrar o elemento de melhor desempenho do seu site, por exemplo, o dispositivo com a maior taxa de conversão ou a página que recebe mais tráfego.
As tabelas permitem que você ordene as dimensões de acordo com esses tipos de valores, no entanto, há muitos outros periféricos a ocultar (cabeçalhos, etc.) e você pode querer manter apenas o nome do atributo, sem a métrica contra ele.
Você pode fazer isso usando gráficos no Data Studio.
Digamos que queremos destacar o canal que direciona mais tráfego para o site. Crie um gráfico de barras como faria normalmente, com sua dimensão de canal e uma métrica de sessões, e certifique-se de que o gráfico seja classificado por sessões:
Em seguida, você deseja alterar o número de barras no gráfico, esta opção está localizada na seção Estilo das configurações e deve ser alterada para um:
Altere a legenda para ‘nenhum’:
Mude a cor do gráfico para a mesma cor de seu plano de fundo:
Para remover a linha final do eixo, você precisa alterar os valores mínimo e máximo do eixo para 0 e, em seguida, alterá-los de volta para automático:
Agora você pode redimensionar a grade usando as linhas pontilhadas até que os valores do eixo tenham desaparecido e o bloco seja pequeno o suficiente para apenas ver o valor: