O Google Analytics é extremamente poderoso e uma peça essencial da estratégia digital de todas as empresas.
No entanto, também é notoriamente difícil de navegar e depende muito da configuração adequada para fornecer os dados que as pequenas empresas consideram valiosos.
Antes mesmo de começar a configurar ou revisar seu Google Analytics, é uma boa ideia saber quais métricas são importantes para sua empresa. Os varejistas online contam com vendas digitais e, portanto, é importante acompanhar a jornada do cliente do início à venda. Por outro lado, os provedores de serviços locais dependem de leads online e, portanto, precisam rastrear solicitações de cotação de entrada ou envio de formulários de contato. Cada site tem suas próprias métricas principais e é importante identificá-las para garantir que sua conta seja configurada para o sucesso.
Depois de descobrir as principais métricas de seu site, é hora de começar a revisar sua conta do Google Analytics. Abaixo está nossa auditoria de 10 etapas do Google Analytics para garantir que sua conta esteja configurada corretamente.
1. Verifique o ID da propriedade
O ID da propriedade é semelhante a UA-000000-2. Você deseja ter certeza de que o ID associado à sua conta é o mesmo visto no site ao vivo. Não é incomum que o Google Analytics monitore um site desatualizado, porque muitas vezes os desenvolvedores se esquecem de atualizar os códigos do Google Analytics ao lançar novos sites. Recomendamos usar o Assistente de tags do Google para verificar facilmente o ID da sua propriedade.
2. Verifique se há atualizações de tag
Depois de saber que o ID da propriedade está correto, você desejará verificar se suas tags são as novas do Universal Analytics ou do Global Analytics, e não as tags antigas do Google Analytics.
Se você usa o Google Analytics há muito tempo, é possível que seu site tenha uma tag desatualizada. Lembre-se de que o Google está constantemente atualizando seu pacote de ferramentas e você deseja manter-se atualizado com a versão mais recente.
3. Verifique a consistência do seu URL
Em seguida, você deseja verificar se o URL padrão em Configurações de propriedade corresponde ao URL padrão do site ativo. Certifique-se de estar prestando muita atenção a HTTP / HTTPS e www / não-www. Não é incomum que as pessoas se esqueçam de atualizar seu Google Analytics ao atualizar seu certificado SSL para carregar seus sites com HTTPS.
4. Verifique o seu código de rastreamento
Abra o Assistente de tags e verifique se o código de rastreamento foi colocado em todas as páginas apenas uma vez. Freqüentemente, as tags de exibição de página são acidentalmente colocadas várias vezes em uma única página, o que resulta na duplicação de dados importantes. Isso pode levar a resultados distorcidos e dados imprecisos, o que não seria bom ao tomar decisões de marketing.
5. Limpe seus dados
É importante certificar-se de que todo o tráfego que chega ao seu site seja proveniente de fontes externas. Para garantir que seus dados do Google Analytics estejam limpos, configure filtros para que o tráfego interno (sua própria equipe ou desenvolvedores) não seja contado. Freqüentemente, vemos relatórios que estão errados porque a equipe interna visita o site e o tráfego é contabilizado nos dados. Ao definir um filtro, você garante que os dados rastreados sejam tráfego real.
6. Configure o Google Search Console
O Google Search Console (anteriormente conhecido como Google Webmaster Tools) é uma ferramenta muito poderosa para ficar de olho na força de SEO do seu site e, uma vez configurado, se integra ao Google Analytics. O Google Search Console permite que você envie mapas de sites, monitore as classificações e o tráfego de SEO orgânico e verifique se há erros de site de SEO, como links quebrados (por exemplo, erros 404 de “página não encontrada”). Certifique-se de conectar a propriedade correta prestando atenção novamente a HTTPS / HTTP e www / não-www.
7. Definir metas
Abra a área de administração de sua conta do Analytics e verifique quais metas estão configuradas. Os tipos de objetivos escolhidos são específicos para cada negócio. Cada empresa deve ter um conjunto exclusivo de metas, como preenchimento de formulários da web, vendas, solicitações de cotação, etc. Essas metas são ótimas para relatórios, pois mostram rapidamente o crescimento ou declínio mês a mês por canal de marketing.
8. Ative o comércio eletrônico
Para qualquer site de comércio eletrônico, é importante habilitar as configurações avançadas de comércio eletrônico, pois isso fornece detalhes sobre quais produtos são comprados. Esta etapa pode exigir que um desenvolvedor trabalhe na plataforma do site porque pode ser um pouco complicado, embora a maioria das plataformas de comércio eletrônico modernas tenha configurações para habilitar esse recurso.
9. Use as configurações de pesquisa de sites
Se o seu site usa uma caixa de pesquisa (OBRIGATÓRIA para sites de comércio eletrônico), em “Configurações de visualização” existe um recurso chamado “Configurações de pesquisa de sites”. Com isso, você pode adicionar um parâmetro de consulta que permite um “relatório de pesquisa de site”. Este relatório dará a você uma visão sobre a atividade de pesquisa do usuário no site, que fornece uma visão sobre quais produtos devem ser mais importantes. Encontre mais informações sobre como configurar a Pesquisa de sites aqui.
10. Use o Construtor de URL
O URL Builder permite que as empresas criem URLs de rastreamento exclusivos para marcar fontes personalizadas e canais de marketing. Por exemplo, recomendamos usar o Criador de URL para criar URLs de rastreamento para todas as suas campanhas de marketing por e-mail, para que você possa executar relatórios sobre o tráfego de seu site a partir de campanhas por e-mail. Isso é importante para identificar quais origens e campanhas estão gerando tráfego, leads e vendas.
Conclusão