Jornalismo, Ciência, Inovação

AMBIENTAL transforma conteúdo científico em Jornalismo inovador, atraente e acessível. Trabalhamos pela disseminação da Ciência para o público geral e pelo fortalecimento de um senso de comunidade entre profissionais de mídia e membros da Academia. Oferecemos ferramentas de mídia e soluções em comunicação para organizações, universidades, institutos e redes de pesquisa.

Conheça alguns dos serviços prestados pela Ambiental:

Conteúdo

Projetos de visualização de dados, reportagens multimídia, estudos e análises, mapas, gráficos, infográficos e ilustrações, vídeos para as redes sociais, artigos (escritos por cientistas, editados por jornalistas), edição de arte e design, e-books.

Comunicação

Policy Briefs, web design, apresentações visuais, vídeos, infografia e ilustrações, assessoria de imprensa, suporte para organização de eventos (palestras, workshops, simpósios e congressos), tradução, gestão de redes sociais, interface com a mídia, identidade visual, relatórios.

PROJETOS

iphone

Floresta
Silenciosa

  • Plataforma de visualização de dados sobre a degradação na floresta Amazônica. Baseada no paper Anthropogenic disturbance in tropical forests can double biodiversity loss from deforestation, publicado no periódico Nature. Trabalho em parceria com a Rede Amazônia Sustentável (RAS) e com apoio do InfoAmazonia.Org.
iphone

Policy Briefs Amazônia Sustentável

iphone

Landing Page Amazônia Sustentável

  • Website de apresentação de Seminário que reuniu, em Belém, pesquisadores, líderes da sociedade civil e tomadores de decisão para examinar os desafios e as oportunidades relacionadas à conservação da Amazônia Oriental
iphone

Extremos
Climáticos

  • As alterações climáticas se manifestam na Amazônia em extremos difíceis de prever e que desafiam o conhecimento tradicional dos ribeirinhos. Reportagem multimídia em parceria com o InfoAmazonia.
iphone

Project
Providence

  • Website em construção (url ainda embargada), apresenta um projeto inovador de monitoramento de fauna na Amazônia brasileira, com participação de instituições científicas do Brasil e do exterior.
iphone

Infográfico Aves

  • A relação entre degradação florestal e perda de biodiversidade na Amazônia explicada em um infográfico viral desenvolvido pela Ambiental​ a partir do trabalho do pesquisador Alex Lees​, da Universidade Metropolitana de Manchester, com imagens do Handbook of the Birds of the World Alive.
iphone

Vídeos
Sociais

  • Os VÍDEOS SOCIAIS, GIFS, INFOGRÁFICOS e ILUSTRAÇÕES publicados em nossa página pública no Facebook tiveram 40 mil visualizações. São protótipos que comprovam o potencial da busca da Ambiental por inovação nos formatos.
iphone

Costing
Nature

  • Ao aplicar um modelo de desmatamento com base nas taxas históricas, um pesquisador britânico chegou a uma conclusão aterradora: restam pouco mais de dois séculos de vida à Amazônia. Projeto do InfoAmazonia, com participação da equipe Ambiental.

AUDIÊNCIA

Nossa COMUNIDADE no Facebook, o grupo privado chamado Ambiental Media, formado por cientistas e profissionais de mídia, tem 1.150 membros, quatro eventos físicos realizados em 1 ano de vida, diversos encontros digitais e discussões que influenciaram a cobertura da grande imprensa.

A criação da AMBIENTAL foi parar na newsletter do Nieman Lab, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O centro acadêmico voltado ao futuro do jornalismo destaca projetos inovadores em todo o mundo.

Em parceria com o InfoAmazonia, a Ambiental ganhou, em 2016, uma bolsa da Earth Journalism Network (EJN) para uma reportagem especial sobre eventos climáticos extremos na Amazônia brasileira.

EQUIPE

CONSELHEIROS EDITORIAIS

PESQUISADORES CONSULTORES

Ficou interessado?

Envie um e-mail para Ambiental!